RMVALE-LN tem novo presidente do Conselho de Desenvolvimento

Prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga, foi eleito forma virtual


Alexandre de Siqueira Braga, "Lê Braga", Prefeito da cidade de São José do Barreiro foi eleito como o novo Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN), com o total de 80% dos votos em eleição virtual realizada durante a 26ª reunião do Conselho Administrativo, na segunda (13).

Participaram do encontro, 57 autoridades, Deputados e Prefeitos, além de representantes do Estado. O Prefeito Anderson José Mendonça "Parrão" é o vice-presidente da chapa. 

Eleição

A eleição foi disputada por duas chapas, Lê Braga e Parrão e os Prefeitos Antônio Luiz Colucci "Toninho Colucci" de Ilhabela tendo como vice José Antônio Saud Júnior "Saud" de Taubaté, com 20% dos votos válidos. O novo presidente e vice terão o mandato de um ano.  

A reunião contou com a presença de Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional que deu as boas-vindas a todos e salientou a importância desse momento para o Governo do Estado com a nova regionalização do estado e para a RMVALE-LN com a parceria realizada com Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), para o desenvolvimento do projeto do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e dos grandes investimentos previstos para toda a região, entre eles o Cinturão Eletrônico. 

O projeto do PDUI será realizado por uma equipe composta por oito profissionais que foram apresentados pelo Presidente e Coordenador Geral para o PDUI da FIPE, Andrea Calabi, ex-presidente do Banco do Brasil e Secretário de Planejamento, que também se mostrou otimista com o projeto colocando toda a equipe a disposição de todos os municípios da região.  

Em seu primeiro ato, após empossado como Presidente do Conselho de Desenvolvimento, Lê Braga e as autoridades presentes, indicaram os novos membros do Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento. Os Prefeitos dos municípios, de São Luíz do Paraitinga Ana Lúcia Bilard Sicherle, de Guaratinguetá Marcus Ausgustin Soliva, de Ilhabela Antônio Luiz Colucci e de Taubaté, José Antônio Saud Júnior.  

As autoridades também aprovaram por unanimidade o projeto de vídeo monitoramento das 17 cidades que compõem o Vale Histórico e Vale da Fé como função de interesse comum. O projeto terá o aporte de R$ 3 milhões de reais do Governo do Estado para a região e faz parte do Programa Viva o Vale do Governo do estado.