Vereadores aprovam projeto de reforma administrativa na Prefeitura de São José

Reforma administrativa e reestruturação orçamentária foram aprovadas por 17 votos


Os vereadores da Câmara de São José dos Campos aprovaram na noite de quinta-feira (9), com 17 votos favoráveis, a reforça administrativa e a reestruturação orçamentária das secretarias na Prefeitura, pedida pelo atual prefeito Felício Ramuth.

Os vereadores Wagner Balieiro (PT), Juliana Fraga (PT) e Amélia Naomi (PT) se abstiveram de votar no projeto que dispõe sobre a estrutura administrativa. O direito de se abster em um número limitado de votações foi aprovado pelos vereadores na legislatura passada. Já, no projeto de reestruturação orçamentária, os vereadores da oposição votaram contra.

Duas emendas aos textos originais foram aprovadas. A primeira, de autoria do vereador Sérgio Camargo (PSDB), é relativa ao projeto 21/2017 e faz uma correção textual. A segunda é de autoria de todos os vereadores e adequa o projeto. Segundo a emenda, a administração poderá no decorrer do ano rever sua estrutura administrativa e o plano de carreira dos servidores.

A sessão foi extensa e os vereadores chegaram a cogitar a possibilidade de convocar uma sessão extraordinária na madrugada desta sexta-feira para votar o texto, devido ao prazo de emenda que se encerraria a meia-noite desta quinta-feira. Após um acordo de lideranças, o vereador Wagner Balieiro (PT), que criticou alguns pontos do projeto na tribuna, abriu mão do prazo de emenda e o projeto pôde ser votado sem a necessidade da extraordinária.

Reforma administrativa
O projeto de reestruturação da prefeitura foi enviado à Câmara na semana passada, quando o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) e equipe vieram pessoalmente apresentar a proposta e protocolaram o texto em rito urgente.

Segundo a prefeitura, a reforma busca enxugar as despesas para os próximos quatro anos. O plano é reduzir de 23 para 14 secretarias municipais, extinguir 45 cargos comissionados e mudar a nomenclatura de 47 deles. O Executivo estima economizar R$ 50 milhões nos quatro anos de governo.


Fonte: Câmara Municipal de SJC