Defesa Civil lança projeto inovador para preparar estudantes contra desastres naturais em Pindamonhangaba

A ação envolve a capacitação dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental


A Defesa Civil da cidade de Pindamonhangaba está dando um passo importante na capacitação dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental. O Projeto EDUSEG, uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública que engloba a Defesa Civil, o Departamento de Trânsito e a Guarda Civil Metropolitana, visa preparar os jovens para lidar com desafios relacionados a desastres naturais e emergências.

Na última quinta-feira, no colégio Félix Adib de Miguel, localizado no bairro Vila Rica, o diretor de Defesa Civil, Michel Cassiano, e a agente Aline Anelli ministraram uma aula inovadora para os alunos. A ideia por trás do projeto é educar, conscientizar e preparar os jovens para enfrentar situações de risco e desastres, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.

"Em um momento em que o mundo tem enfrentado um aumento nos eventos climáticos extremos, é essencial investir em medidas preventivas e na criação de uma cultura de prevenção e resposta eficaz. E é exatamente isso que a Defesa Civil está realizando", afirma Michel Cassiano.

A agente Aline Anelli ressalta a importância da educação e da preparação adequada para a construção de comunidades mais resilientes e seguras.

O projeto abrange uma série de atividades e ações educativas que têm como objetivo promover o conhecimento e as habilidades necessárias para lidar com diferentes situações de emergência. Por meio de aulas, as crianças aprendem sobre os principais riscos e ameaças em sua região, bem como as medidas de prevenção e segurança apropriadas e os procedimentos corretos em caso de desastres.

Além disso, a Defesa Civil também se empenha em disseminar informações e orientações para as famílias e a comunidade em geral. Assim, não apenas os estudantes são beneficiados, mas toda a sociedade se envolve nesse processo de conscientização e preparação para situações de emergência.