As obras de construção do Cemitério Municipal em Moreira César estão chegando à fase final, marcada pela implantação da estação elevatória de esgoto compacta destinada a atender o prédio do novo equipamento público. Com as ações finais em andamento, a inauguração do Cemitério está programada para ocorrer ainda neste mês de outubro.
Para as instalações do cemitério funcionarem adequadamente, a Prefeitura adquiriu uma estação elevatória de esgotos compacta com capacidade para 2000 litros. Isso se baseou em um levantamento realizado pela SABESP, que determinou a necessidade do bombeamento do esgoto sanitário da edificação para a estação de tratamento de esgoto.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, explicou que geralmente o sistema de coleta de esgoto é projetado para funcionar por gravidade. No entanto, em casos como este, em que a topografia do local não é favorável ou não há desnível natural do terreno, é necessário usar estações elevatórias para direcionar adequadamente o efluente.
Além da instalação da estação elevatória em parceria com a SABESP, a obra está sendo finalizada com outras ações, como a aquisição e instalação de equipamentos de segurança, como extintores e outros itens, a contratação de novos servidores aprovados em concurso público, incluindo dois coveiros e um administrativo. Também estão previstos treinamentos para esses novos servidores na utilização de equipamentos inativadores de gases, a criação de um espaço contemplativo com um Cruzeiro, serviços finais de paisagismo e jardinagem, e a implantação de uma identificação visual para o novo equipamento, a ser realizada pela equipe responsável.