Projeto da EDP beneficiará famílias de Guaratinguetá com a substituição de cerca de doze mil lâmpadas de maior consumo por LED

Entre os meses de outubro e novembro, Programa Boa Energia na Comunidade também levará a moradores de baixo poder aquisitivo orientações sobre consumo consciente


Até o final de novembro, o projeto Boa Energia na Comunidade, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, beneficiará cerca de duas mil famílias de baixo poder aquisitivo com a substituição de aproximadamente 12 mil lâmpadas de maior consumo por LED, em Guaratinguetá. A ação tem como objetivo disseminar conhecimento e estimular a prática do consumo seguro e consciente da energia. 

Durante o período do programa no município, os moradores receberão visitas personalizadas dos Agentes da Boa Energia, técnicos que comparecem nas residências para reforçar dicas sobre a utilização adequada e segura da eletricidade. Os consumidores também são orientados sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto de até 65% na fatura de energia, e realizam, em caso de necessidade, negociação de possíveis débitos em aberto com a Concessionária, com condições diferenciadas.

Dentre os conjuntos habitacionais e bairros contemplados estão: Alto das Almas, Rio Comprido, Rocinha, São Bento, Pedreira, Campinho e Campo do Galvão.

Substituição de lâmpadas

Durante as visitas dos Agentes, é realizada a troca de lâmpadas de maior consumo (incandescente, halógenas ou fluorescente compactas) dos clientes, por LED, que são até 8 vezes mais econômicas e tem a vida útil muito maior.

Comparação entre as lâmpadas

O projeto Boa Energia na Comunidade é uma ação que visa contribuir com a economia doméstica da população de baixo poder aquisitivo por meio da utilização eficiente da energia elétrica. “A iluminação, dependendo dos hábitos da família, pode representar até 20% do consumo mensal, e mudanças simples na rotina, como o uso de lâmpadas mais eficientes, podem ajudar a economizar”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP. 

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética - PEE da Distribuidora e é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).