O projeto de climatização das escolas estaduais tem avançado no Vale do Paraíba. Ao todo, 87 unidades da rede pública já contam com salas de aula e setores administrativos equipados com ar-condicionado. Outras sete escolas na região estão em processo de adaptação, somando um investimento de R$ 26 milhões.
A ação faz parte de um programa do Governo do Estado de São Paulo, que já alcançou 938 escolas climatizadas em todo o estado, um salto significativo em comparação às apenas nove unidades climatizadas no início da atual gestão, em janeiro de 2023.
A iniciativa, considerada inédita pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), busca melhorar o ambiente escolar, oferecendo mais conforto térmico a estudantes e professores. O secretário da pasta, Renato Feder, destacou que a climatização impacta diretamente no desempenho dos alunos. "Com a climatização, estamos não só melhorando o conforto, mas também promovendo melhores condições de aprendizado para nossos jovens", afirmou.
A meta do governo é climatizar 60% das escolas da rede estadual até o início do ano letivo de 2027. O programa tem priorizado as regiões mais quentes do estado e ocorre em três etapas: a modernização da rede elétrica, a instalação dos equipamentos e a ligação de energia pelas concessionárias.