Voluntários da EDP fazem mutirão de limpeza em praia de Caraguatatuba

Iniciativa integra estratégia global da empresa em promover o engajamento de seus colaboradores em prol da sustentabilidade


A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, realizou nesta sexta-feira (22), uma ação de voluntariado com um mutirão de limpeza da praia do Capricórnio, em Caraguatatuba. A iniciativa envolveu colaboradores de diversas regiões de atuação da companhia no estado de São Paulo e seus familiares.

A ação está alinhada com a estratégia global da companhia, reforçando seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção de uma sociedade mais sustentável. O mutirão desta sexta-feira também está alinhado com a celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (20 de setembro).

Cerca de 70 pessoas participaram da atividade, entre familiares e colaboradores de unidades da EDP localizadas na capital paulista, Poá e São José dos Campos. A ação de limpeza aconteceu em parceria com o Instituto EcoFaxina e foi realizada em uma faixa da praia com cerca de 700m de extensão. O material recolhido será quantificado e qualificado por tipo de material e produto, e os resíduos reaproveitáveis e recicláveis serão levados ao instituto para serem reutilizados dentro do princípio da economia circular.

A EDP trabalha com o conceito de que o voluntariado desenvolve competências comportamentais para as organizações e que também contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. As ações de voluntariado ocorrem desde 2011. Entre os programas, o Minha Causa permite que os colaboradores dediquem parte da sua jornada de trabalho a causas sociais que se identifica. A limpeza da Praia do Capricórnio integra um dos três pilares do Programa de Voluntariado da EDP: a transformação socioambiental.

"Colaboração, consciência, coragem e resolução de problemas são algumas das competências que conseguimos despertar em nossos colaboradores por meio de ações de voluntariado como essa em Caraguatatuba. Buscamos o envolvimento em temáticas sociais e ambientais, oferecendo contribuições para a melhor utilização dos recursos naturais, para o desenvolvimento coletivo e para uma transição energética justa", destaca Fernanda Pires, Vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP Brasil.