Alphabet, matriz do Google, anuncia 12 mil demissões

Desligamentos representam 6% da força de trabalho da empresa


Alphabet, a matriz do Google, anunciou, nesta sexta-feira (20), a demissão de 12 mil colaboradores. A medida segue uma tendência de reestruturação das chamadas "big techs". 

Em comunicado oficial, a empresa da Califórnia, nos EUA, alegou que os cortes são necessários nesse momento, uma vez que a empresa enfrenta uma ameaça à sua liderança no setor de tecnologia. Entretanto, outras empresas do ramo também têm divulgado reduções, como é o caso do grupo Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp. Além disso, a Microsoft anunciou 10 mil desligamentos neste mês. 

Para especialistas da área, as demissões em massa apontam para uma grande reestruturação em larga escala nas gigantes da tecnologia. Uma tendência generalizada que afeta equipes em toda a empresa, tanto na matriz, quanto em filiais do Google no mundo inteiro.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, declarou que revisou produtos, pessoas e prioridades, e isso o levou aos cortes de empregos. "O fato de essas mudanças afetarem a vida dos funcionários do Google pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos levaram até aqui", concluiu Pichai em comunicado enviado aos funcionários.