Aplicativo Telegram é bloqueado no Brasil

Ministro do STF determinou o bloqueio hoje (18/03)


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (18) o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram. O ministro determinou que as operadoras também cortem o funcionamento do aplicativo.

No mês passado o ministro havia determinado que o aplicativo de mensagens fizesse o bloqueio de perfis acusados de disseminar desinformação, no entanto, o STF não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo. O aplicativo vem sendo um local marcado por fake news, vendas falsas de produtos eletrodomésticos e até mesmo pornografia infantil. 

 Apesar de ser muito semelhante ao Whatsapp, o Telegram tem um alcance maior. No aplicativo é possível criar grupos com centenas de milhares de pessoas o que preocupa com o alcance que as fake news podem estar tendo no aplicativo, principalmente em ano eleitoral no Brasil. 

Em outra frente, no início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tenta localizar os representantes da empresa, por meio do escritório de advocacia no Brasil. Um ofício foi endereçado ao diretor-executivo do serviço de mensagens Pavel Durov, porém o ofício retornou ao Brasil sem respostas.

O STF também determinou uma multa de 100 mil reais por dia em caso de descumprimento do bloqueio do Telegram.