Assembleia Geral da ONU: Bolsonaro e comitiva viajam para os Estados Unidos

Participação do presidente na 74ª assembleia é esperada com curiosidade e expectativa


Alvo de severas críticas internacionais devido às questões climáticas, o presidente Jair Bolsonaro viajou hoje (23) para Nova York, nos Estados Unidos, onde vai participar da abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas.  O avião com a comitiva presidencial partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 7h e a chegada esta prevista para as 14h55.

Dos 193 países do mundo reconhecidos pela ONU, mais de 150 participam do encontro. Amanhã, terça-feira (24), Bolsonaro tem encontro confirmado com o secretário-geral da ONU, António Guterres. No mesmo dia, acontece seu pronunciamento na Assembleia Geral. Não estão previstos encontros bilaterais com outros chefes de Estado. A previsão é que o presidente embarque de volta ao Brasil já amanhã a noite.

Tradicionalmente, o Brasil abre os discursos da assembléia desde 1955. O principal tema do pronunciamento, segundo o próprio presidente brasileiro, será mesmo a defesa das ações do governo na Amazônia, após a repercussão negativa dos incêndios que vêm ocorrendo na região ao longo das últimas semanas.

A exemplo do que aconteceu na semana passada com as sedes de embaixadas do Brasil em Londres e Berlim, o consulado do Brasil em Zurique amanheceu vandalizado na manhã desta segunda-feira.