Bolsonaro falará sobre Amazônia e protestos mundiais nesta sexta-feira em rede nacional

A crise entre o Brasil e os países europeus se instalou com várias ameaças de boicote aos produtos brasileiros


O presidente Jair Bolsonaro deverá se pronunciar em rede nacional na noite desta sexta-feira (23) para dar o tom de seu posicionamento sobre as manifestações em várias capitais do mundo contra a devastação da Amazônia. Em cerimônia ao Dia do Soldado realizada hoje em Brasília, o presidente  disse que é "árdua" a missão de defender a Amazônia e que há uma guerra de informação em curso.

O governo deve confirmar na noite de hoje, se vai enviar as Forças Armadas para o combate às queimadas na Amazônia. Bolsonaro deve anunciar a assinatura de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) com vistas a apoiar os Estados da região no combate ao fogo na floresta que já dura vários dias e é alvo de críticas internacionais.

"Meus irmãos militares, população brasileira, vamos marchar para o sucesso. Não nos faltam inimigos, como os de sempre, que temo ganharem a guerra da informação contra a verdade", disse.

Na semana passada, durante cerimônia na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Bolsonaro se pronunciou aos presentes com a seguinte frase: "outros países cada vez mais tentam ganhar a guerra da informação para que nós venhamos a perder a soberania sobre essa área", em referência à divulgação das taxas de desmatamento na Amazônia Legal e das queimadas na região.

A crise entre o Brasil e os países europeus se instalou com várias ameaças de boicote aos produtos brasileiros. Na visão dos especialistas, o país foi colocado em uma desconfortável fragilidade diplomática. Bolsonaro alega que os países europeus usam a hipótese de intervenção internacional para proteção da Amazônia como pretexto para aumentar influência no território que pertence ao Brasil.

O Chefe de Estado Brasileiro, sem citar nomes, criticou o presidente da França Emmanoel Macron quando o mesmo se referiu à Amazônia no twiter dizendo: "nossa casa está pegando fogo". O líder europeu disse nesta sexta-feira que vai levar para a Cúpula do G7 (grupo dos sete países mais ricos do mundo) para discutir a onda de queimadas que ocorre na região amazônica.
A reunião ocorre neste final de semana em Biarritz, na França.