Mundo espera com expectativa o eclipse lunar total "Lua de Sangue"

No Brasil, o evento celeste será visto totalmente apenas nas áreas próximas ao litoral Leste (costa do Nordeste) Sudeste e Norte




O mundo todo se prepara para ver o eclipse lunar mais longo do século, com duração de  hora, 42 minutos e 57 segundos. Nesta sexta-feira (27), em uma oportunidade que o brasileiro não tem há três anos, em alguma região do pais os olhos estarão voltadas para  acompanhar um eclipse total da Lua na noite desta sexta-feira (27). .

E não é um evento comum. Será o eclipse denominado “Lua de Sangue” que será visível no território nacional por cerca de uma hora. No Brasil, o evento celeste será visto totalmente apenas nas áreas próximas ao litoral Leste (costa do Nordeste) Sudeste e Norte.

Em todo o mundo, a Lua será vista avermelhada por vários minutos, após mergulhar no cone de sombra da Terra. Este será o segundo eclipse lunar total desse ano de 2018 - o primeiro ocorreu em 31 de janeiro, cuja totalidade durou 1 hora e 16 minutos.

No estado de São Paulo, o Eclipse da Lua terá o seu momento máximo às 17h22, mas ela vai surgir no horizonte às 17h42. Quando o eclipse passar a ser visto pelos paulistas, o satélite natural da Terra já estará alaranjado em sua metade, isto é, estará saindo da faixa umbral da Terra e entrando na faixa penumbral.

Mesmo assim, o fenômeno celeste terá seu encerramento às 19h19 e vale a pena ser observado, mesmo que em seu final, dizem os astrônomos.

Segundo Rogério Leite, diretor do site Apolo.com, o eclipse lunar do dia 27 será visível na América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália. Na América do Sul, somente observadores localizados na faixa leste do continente verão a fase mais interessante do fenômeno, a fase umbral, na qual a Lua se torna alaranjada. Em todo o resto do continente somente a fase penumbral poderá ser vista, mas praticamente impossível de ser notada.