Cinco passos para estudar medicina na Argentina

Confira


A Argentina é um dos destinos mais procurados por milhares de estrangeiros para cursar a faculdade de medicina. Destes, uma grande parcela são estudantes brasileiros. Diversos fatores contribuem para o aumento dessa procura, sendo os principais a excelência do ensino, a qualidade na infraestrutura e o corpo docente. As universidades argentinas estão elencadas em ótimas posições nos mais respeitáveis rankings do mundo.

Além disso, o custo de fazer uma faculdade de medicina na Argentina, com relação ao preço da mensalidade, é muito menor do que no Brasil. O método de ingresso também tem peso relevante nessa busca - os candidatos aos cursos de medicina não precisam passar por processos seletivos tão concorridos como o vestibular, mesmo para ingressar nas principais universidades.

Quais são as etapas para entrar em uma faculdade de medicina na Argentina?

1 -  Com a demanda crescente de estudantes vindos do exterior, o próprio governo argentino criou uma espécie de manual que reúne o passo a passo para se tornar um estudante no País, com todos os processos de imigração e validação de documentos.

Mas graças a acordos bilaterais entre Brasil e Argentina e por ambos serem membros do Mercosul, os estudantes brasileiros têm mais facilidade com relação à documentação e também ao processo de radicação. Por exemplo, não é preciso comprovação financeira e o visto é retirado em Buenos Aires.

2 -  Antes de você partir para sua jornada internacional de estudos, encontre a universidade em que você deseja entrar e confira toda a documentação exigida por ela. Na Argentina, geralmente a matrícula é realizada em cada instituição e é regulamentada pela cidade onde essa universidade está localizada.

3 -  Depois de escolher a faculdade do seu interesse, você pode entregar todo o processo de ingresso no curso de medicina para uma assessoria experiente neste segmento. É a maneira mais fácil de resolver sem burocracia a sua documentação, desde a retirada do visto de residência na Argentina até o processo de matrícula na universidade. Além disso, você evita várias despesas desnecessárias com viagens e hotéis, pois a agência pode providenciar sua inscrição e sua chegada ao País.

4 -  Sua documentação deve ser preparada no Brasil. Documentos de identidade oficiais (RG e CPF ou mesmo Passaporte - embora não seja obrigatório) e o diploma do ensino médio validado tanto pelo MEC (Ministério da Educação) quanto pelo governo argentino. Essa documentação terá que ser traduzida para o idioma espanhol, por um tradutor oficial.

5 -  Cada universidade tem seus próprios métodos de ingresso, por exemplo, a Universidade de Buenos Aires (UBA) exige para a graduação em medicina que você faça um curso - Ciclo Básico Comum (CBC) - que constitui o primeiro ano de estudos para todos os cursos da universidade. Esse curso, com matérias específicas, requer a inscrição prévia e acontece duas vezes por ano, com início das aulas em agosto e março. 

A Universidad Nacional de La Plata (UNLP)  exige um curso preparatório com duração de um mês, geralmente com início em fevereiro. As aulas são realizadas na própria universidade e são apenas duas matérias. Embora não seja eliminatório, o aluno precisa ter mais de 80% de presença nas aulas para ingressar em medicina da UNLP.

Já na Universidade Nacional de Rosário, o ingresso é realizado através do Módulo de Inclusão Universitária - MIU, que integra o aluno à comunidade científica para que ele possa conhecer melhor a carreira médica. O MIU dura três meses, com aulas em dezembro, fevereiro e março. Ao final, o aluno aspirante passa por uma prova.

As universidades exigem também o idioma espanhol básico, sendo que algumas oferecem cursos paralelos da língua. Depois de conhecer esses processos, você deve considerar que estudar medicina na Argentina é uma das melhores opções para seguir essa tão respeitada carreira.