Cometa Neowise será visto a olho nu a partir do dia 23 no Brasil

O viajante demora quase 6.800 anos para fazer suas aparições


O cometa Neowise foi descoberto ainda em março desse ano pela Nasa e já tem causado um espetáculo no hemisfério norte. Por lá, alguns fotógrafos aproveitaram esse show da natureza para fazer alguns registros do viajante estelar. No Brasil, as chances de vê-lo poderão ser boas, mas tudo vai depender das condições climáticas serem favoráveis.

No dia 23 de julho, o cometa estará na sua aproximação máxima da Terra, a 103 milhões de quilômetros de distância. O cometa também poderá ser visto em agosto, mas apenas por telescópio.

Segundo o astrofísico e pesquisador na USP, André Zamorano Vitorelli, "o cometa C/2020 F3 NEOWISE deve ficar visível no norte e nordeste do país a partir do dia 23, e em todo o país a partir do dia 26", em entrevista para Canaltech. O astrofísico explicou que o melhor momento para vê-lo será logo após o por do sol, sendo necessário olhar para o céu na direção noroeste. Os moradores de São Paulo, Rio e Espírito Santo já poderão ver o cometa no dia 24.

Para quem mora em cidade grande, os cientistas recomendam o uso de telescópio amador, pois as luzes da cidade atrapalham a visualização clara do cometa. Esta é uma chance única de ver o Neowise com seus próprios olhos, pois a sua órbita ao redor do sol leva aproximadamente 6.765 anos para se completar.

Fonte: PortalRaízes