Copa no Catar terá área para que bêbados possam ficar sóbrios

País tem fortes restrições contra bebidas alcoólicas


Faltando menos de um mês para a Copa do Mundo, a expectativa em torno da competição é grande em sites com aposta garantida. O Brasil é um dos favoritos ao título, ao lado de Argentina, França e Espanha. O pontapé inicial será dado no dia 21 de novembro.

Mas, enquanto as atenções estão voltadas para o que pode acontecer dentro de campo, para definir quem será o craque da competição ou a grande decepção, os movimentos fora das quatro linhas também sugerem que esta será uma Copa inesquecível.

Para começar, houve a mudança na data do torneio. Tradicionalmente, a Copa é disputada entre julho e agosto. Desta vez, por causa das altas temperaturas na região, a Fifa aceitou um pedido para que o mundial aconteça no fim do ano. Assim, boa parte dos jogadores, que atuam na Europa, estarão no meio da temporada.

As novidades também incluem a festa dos torcedores e turistas que irão ao Catar para curtir a Copa. O país localizado no Oriente Médio tem uma série de restrições que envolvem relacionamentos homoafetivos e o consumo de bebidas alcoólicas em público.

O consumo de álcool, aliás, tem recebido uma atenção especial dos organizadores. O chefe da Copa do Mundo do Catar, Nasser Al Khater, disse na semana passada que haverá zonas especiais no torneio para os torcedores bêbados ficarem sóbrios. É isso mesmo: uma região específica para que os turistas embriagados possam se curar da bebedeira.

O Catar é um país predominantemente muçulmano, onde o consumo público de bebidas alcoólicas é restrito. Assim, as autoridades locais decidiram controlar a embriaguez pública, garantindo que haja uma alternativa à prisão.

"Existem planos para as pessoas ficarem sóbrias se estiverem bebendo excessivamente", disse Al Khater, executivo-chefe do comitê supremo, em entrevista à Sky News . "É um lugar para garantir que eles se mantenham seguros, não sejam prejudiciais a ninguém.

Foi relatado que os fãs que acabam em uma chamada "tenda sóbria" permanecerão lá até que estejam suficientemente lúcidos para serem liberados com um aviso.

Segundo informações da agência Reuters ainda não confirmadas, os organizadores da Copa no Catar permitirão que torcedores com ingressos para partidas do Mundial comprem cervejas até três horas antes do início do jogo e uma hora após o encerramento da partida. A venda durante os confrontos, no entanto, está proibida.

Sobre o tema das leis anti-LGBTQIA no Qatar, Al Khater insistiu que os fãs homossexuais poderão andar de mãos dadas e disse que ninguém será discriminado a esse respeito. No Catar, os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo não são reconhecidos e, em alguns casos, puníveis por lei.

"Tudo o que pedimos é que as pessoas respeitem a cultura", disse Al Khater. "No final das contas, contanto que você não faça nada que prejudique outras pessoas, se você não estiver destruindo a propriedade pública, contanto que você esteja se comportando de uma maneira que não seja prejudicial, então todos são bem-vindos e não há com o que se preocupar."

O Brasil estreia na Copa do Mundo do Catar no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).