Espaçonave Soyuz traz de volta tripulação que ficou 197 dias no espaço

Cosmonautas retornam após contribuir com centenas de experimentos em biologia, biotecnologia, ciências físicas e ciências


Alexander Gerst da ESA (Agência Espacial Europeia) é transportado para uma tenda médica Alexander Gerst da ESA (Agência Espacial Europeia) é transportado para uma tenda médica (Foto : Nasa)

Três cosmonautas russos estão de volta à Terra após participarem das Expedições 56 e 57. Eles permaneceram a bordo da Estação Espacial Internacional.

A espaçonave Soyuz MS-09 aterrissou com segurança às 12h02 (11h02) do horário local desta quinta-feira (20) trazendo Serena Auñón-Chanceler (Nasa), Alexander Gerst da ESA (Agência Espacial Européia) e Sergey Prokopyev (Roscosmos). Os três cosmonautas desembarcaram perto da cidade de Zhezkazgan. Cazaquistão.

Auñon-Chanceler e Gerst e Prokopyev estão retornando após 197 dias no espaço, onde serviram como membros da Expedição Espacial Internacional 56 e também da 57.  Auñón-Chanceler e seus companheiros de tripulação, o Comandante da Expedição 57 Alexander Gerst da ESA (Agência Espacial Européia) e o comandante da Soyuz, Sergey Prokopyev  foram lançados no dia  6 de junho e chegaram à estação espacial dois dias depois para iniciar sua missão

A equipe da Expedition 57 contribuiu para centenas de experimentos em biologia, biotecnologia, ciências físicas e ciências da terra a bordo do laboratório orbital de classe mundial. Os destaques incluíram investigações sobre novos métodos de tratamento do câncer e crescimento de algas no espaço . 

Durante caminhada pelo espaço, os cosmonautas inspecionaram um buraco misterioso na parte externa da cápsula Soyuz 09 e conseguiram sanar o problema.