Morre cartunista Quino aos 88 anos

O artista recebeu homenagens de outros cartunistas na internet


Morreu nesta quarta-feira (30), aos 88 anos, o cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda e suas Histórias em Quadrinho. Segundo o jornal Clarín, de Buenos Aires, ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não resistiu.

O falecimento do artista foi confirmado ainda hoje em uma publicação no Twitter feita pelo editor Daniel Divinsky. "Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu.

O cartunista braileiro Willian Leite (do willtirando.com.br) prestou suas homenagens ao artista argentino. O perfil autorizado de Laerte também publicou homenagens ja feitas pela cartunista nos últimos anos ao mestre Quino.

Personagens Dona Anesia e Dolores consolam Mafalda, de Will LeitePersonagens Dona Anesia e Dolores consolam Mafalda, de Will Leite (Foto : Divulgação)

Laerte atribui toda sua motivação em ser cartunista ao trabalho de QuinoLaerte atribui toda sua motivação em ser cartunista ao trabalho de Quino (Foto : Divulgação)

 

Mafalda

A personagem ja completou 58 anos e é símbolo da defesa dos direitos humanos no mundo inteiro. Quino criou Mafalda ainda em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. Mas a eterna garotinha esperta foi rejeitada na campanha publicitária.

Dois anos mais tarde, ja sem o propósito comercial, ela virou ícone de discursos inclusivos com critícas políticas ácidas. Os livros com a personagem Mafalda já foram traduzidos para mais de 30 idiomas.