Navio Stellar Banner foi afundado na costa brasileira

Após encalhar na costa do Maranhão, navio foi afundado pelas autoridade marítimas e ambientais


Na manhã desta sexta-feira (12), às 10h, o navio Stellar Banner foi afundado. Após três meses encalhado na costa do Maranhão, autoridades Ambientais e da Marinha decidiram afundá-lo. Para isso, foi removido todo material contaminante da embarcação. 

Em nota, a marinha esclareceu que "Os procedimentos para o afundamento se iniciaram às 5h e transcorreram como planejados e detalhados no Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental.

A fase de preparação para o afundamento ocorreu em consonância com os pareceres da Sociedade Protection and Indemnity (P&I) e da organização ITOPF (International Tanker Owners Polutions Federation) que reúnem boas práticas mundialmente reconhecidas nas questões ambientais."

Imagem do Stellar Banner antes de encalhar em fevereiro na costa do MaranhãoImagem do Stellar Banner antes de encalhar em fevereiro na costa do Maranhão (Foto : Divulgação )Além do Navio de Apoio Oceânico "Iguatemi", da Marinha do Brasil (MB), grupos como Anchor Handling Tug Supply (AHTS) Bear, o Oil Spill Response Vessel (OSRV ), Água Marinha na contingência, o Offshore Support Vessel (OSV) e Normand Installer, permanecerão na área pelos próximos três dias, a fim de verificar possíveis objetos que por ventura se soltem do Navio e manchas de óleo na cena de ação.

A aeronave POSEIDON, contratada pelo IBAMA, realizou voos pela manhã para monitoramento e continuará no local nos próximos dias. Em paralelo, a marinha que também manterá a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.