A Fundação Procon-SP alerta os consumidores para terem cuidado com o golpe da clonagem da conta do aplicativo Whatsapp. Dizendo ser funcionário de algum site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do aplicativo e com ele o indivíduo consegue clonar a conta do consumidor.
Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. É importante ainda habilitar a "verificação em duas etapas" no whatsapp: clicando em "configurações", "conta" e "verificação em duas etapas".
"Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números", destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.
Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.