As autoridades da Indonésia informaram nesta sexta-feira (5) que subiu para 1.571 o número de mortos por causa do terremoto de magnitude 7,5 e o posterior tsunami que atingiram, há uma semana, o norte da ilha de Celebes.
Em entrevista coletiva, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), afirmou que o número de feridos subiu para 2.549 e que 152 pessoas ainda estão sob os escombros.
Além disso, um total de 1.551 corpos foram enterrados em valas comuns, acrescentou o porta-voz.
Algumas organizações não governamentais (ONGs) que estão na região asseguram que o número de corpos enterrados pode chegar a pelo menos mil.
Em Palu, uma das áreas mais afetadas, a rede elétrica segue danificada em 60%, informou a companhia estatal de eletricidade, que espera restabelecer totalmente o serviço até o próximo dia 14.
Além de grandes danos em edifícios e estradas, o terremoto causou deslizamentos de terra em alguns lugares, soterrando vários imóveis em um estranho fenômeno chamado "liquefação do solo".
Os cientistas estão estudando as razões pelas quais o posterior tsunami foi tão violento, já que o tipo de falha onde ocorreu o tremor não costuma gerar grande movimento de ondas gigantes.