Sudeste do Equador registra terremoto de magnitude 7.7

Abalo sísmico ocorreu na madrugada desta sexta-feira (22) e atingiu a região de Macas, na província amazônica de Morona-Santiago


A região de Macas, na província amazônica de Morona-Santiago, foi surpreendida na madrugada desta sexta-feira (22) com um terremoto de magnitude 7,7. Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o forte tremor foi registrado a cerca de 220 quilômetros a sudeste do Equador.

Já os dados enviados pelo Instituto Geofísico do Equador confirmam que o epicentro do terremoto foi em Macas. O instituto estabeleceu uma magnitude de 7,6, a uma profundidade de 143 quilômetros.

Outra fonte é a Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) que divulgou a ocorrência de um terremoto de 7.7 pontos de magnitude no Equador, 130 km a leste-sudeste de Palora, as 07h17, pelo horário brasileiro (22/02/2019). O abalo sísmico ocorreu a 156 quilômetros de profundidade, abaixo das coordenadas 2.28S e 76.91W.

Ainda não há informações sobre vítimas.

Mais terremotos - Ainda no Equador, um segundo terremoto foi relatado minutos depois em Guayaquil, de magnitude 5,9, a uma profundidade de cerca de 40 quilômetros, segundo o Instituto.

No norte do Japão, um terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter atingiu a ilha de Hokkaido na noite de quinta-feira (21). Segundo autoridades japonesas, O tremor ocorreu às 21h22 na parte central da ilha, com o foco do tremor a uma profundidade de 33 quilômetros.

Quatro pessoas tiveram ferimentos leves, e mais de 70 casas estão sem água. Autoridades estão alertando sobre mais atividades sísmicas.