Os desfiles das escolas de samba em Taubaté são esperados sempre em muita expectativa, porque movimenta as comunidades envolvidas. Na Avenida do Povo, a festa de samba e cores será no domingo de carnaval (23), com a participação de seis entidades carnavalescas.
Participam G.R.C.E.S. Império Central da Mocidade Alegre, G.R.C.E.S. Unidos do Parque Aeroporto, G.R.E.S. Boêmios da Estiva, G.R.C.E.S. Imperatriz do Morro, G.R.C.E.S. Renascer da Vila São José e Bloco Carnavalesco Imperial do Vale.
No dia 24, segunda-feira de Carnaval, das 15h às 19h acontece a apuração da notas dos desfiles das escolas de samba no Centro Cultural Toninho Mendes.
Abertura - Nessa sexta-feira (14) têm início as festividades pré-carnavalescas em Taubaté com a eleição da Corte de Momo às 20h na Avenida do Povo. A abertura oficial do Carnaval 2020 está prevista para as 18h30.
Também na Avenida do Povo, as crianças poderão aproveitar dois dias de matinês, na segunda e terça-feira (24 e 25), das 15h às 19h.
Em Quiririm, as festividades vão de sábado (22) a terça-feira (25), com matinês para as crianças das 15h às 19h e baile de Carnaval das 20h à meia-noite.
Segurança - A expectativa é de que 10.000 foliões aproveitem a festa em Taubaté. Para garantir a segurança do público, 66 agentes da Guarda Civil Municipal se dividirão entre a Avenida do Povo e o distrito de Quiririm, além do emprego do COI móvel (microônibus).
A novidade deste ano será a utilização de uma câmera móvel que poderá ser empregada em qualquer ponto da festividade. A segurança na apuração contará com a presença de 12 GCMs.
A Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada e efetivo regular, vai atuar em parceria com a Guarda Municipal nos locais de eventos.
Trânsito - O trecho coberto da avenida Professor Walter Thaumaturgo (avenida do Povo) foi interditado desde as 22h da última quarta-feira para os preparativos da eleição da Corte de Momo. Na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o trecho já estará liberado e volta a ser interditado às 22h no dia 20 (quinta-feira) para o Carnaval.
O estacionamento entre a Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva e Rua Dr. Emílio Winther estará proibido a partir de segunda-feira (22). A Avenida do Povo será liberada para o tráfego de veículos, após vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana no dia 26 (Quarta-feira de Cinzas).