"Anima Rede - Teatro de Formas Animadas" começa quinta-feira em São José dos Campos

Evento conta com apresentações descentralizadas


O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI) e a Ametista Eventos, de São José dos Campos, promovem de 2 a 12 de maio, a primeira edição presencial do festival Anima Rede - Teatro de Formas Animadas. Lançado em 2021, em formato online, durante a pandemia de Covid-19, o evento é pioneiro por ser exclusivo deste gênero artístico na cidade, reunindo produções de grupos locais e convidados nas mais variadas expressões, conforme explica o ator e produtor executivo Ricardo Salem: "Prepare-se para mergulhar em um universo do teatro de formas animadas, com bonecos de luva, em miniaturas, teatro de sombras, mamulengo, bonecos híbridos e muito mais".

Ao todo, serão 14 apresentações, com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para todas as idades, três oficinas formativas e um seminário, todos gratuitos, que serão oferecidos em importantes espaços culturais (Teatro Marcelo Denny, CET e Cine Santana) e públicos da cidade (parques da Cidade e Vicentina Aranha, além da feira do Colonial) e Distrito de São Franscisco Xavier (Praça Cônego Manzi). Entre os destaques da programação, estão a realização de apresentações e oficinas dirigidas para as comunidades do Banhado, na região central, e bairro de Lavras, na área rural de São Franscisco, valorizando a proposta do projeto de promover atividades culturais e artísticas também fora da rota convencional de eventos.

Espetáculos

"O projeto nasceu com o propósito de fortalecer o teatro de animação na cidade e posicionar o Vale do Paraíba como um polo de criação e fomento ao teatro e formas animadas", declara Salem. Às 19h desta sexta-feira, o Teatro Marcelo Denny receberá o espetáculo "Caminhos de Violeta", no gênero performance naif e boneco híbrido, com Daiane Baumgartner e João Sobral. "No espetáculo, os artistas conduzem o público pelas lembranças e recordações, dores e amores de Violeta, que nos mostra a importância de viver o agora", antecipa a produtora executiva do Anima Rede, Carla Rocha.

O festival também estará presente na programação de aniversário do Parque Vicentina Aranha, com apresentação de "Caminhos de Violeta", às 10h do próximo sábado (4), com acessibilidade em audiodescrição. Já às 15h, a comunidade do Banhado receberá o Grupo Tropa do Vale, com o espetáculo "Qualquer semelhança não é mera coincidência" (teatro de rua com mamulegos), que tem como base o texto "O teatro de sr. Bertoldo e o Círculo de Giz". Em cena, os atores, ora com o próprio corpo, ora manipulando bonecos interagem com a plateia, chamando a atenção do público para alguma reflexão.

Às 21h, o Centro de Estudos Teatrais, no Parque da Cidade, receberá a trupe do Grupo Teatro do Imprevisto, com o espetáculo "No Quintal do Mundaréu" (teatro de rua e mamulengos, classificação: 12 anos). A peça fala de "Maria", uma menina que não quer nascer e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe, porque o mundo não é receptivo para as mulheres. Com música ao vivo, o espetáculo é um jogo poético-musical que denuncia a violência cotidiana e celebra a vida de mulheres representativas das lutas femininas.

Domingo

No domingo, a partir das 15h, o Anima Rede terá como palco novamente a comunidade do Banhado, com os bonecos de vara do espetáculo "Rapsódias Banana-da-Terra", com o grupo Boneco Vivo, classificação: livre. O espetáculo é definido na sinopse como um "folguedo dramático musical, cantado e bailado, com roteiro aberto, atores, atrizes, bonecos, objetos e formas animadas".

Logo depois, às 16h30, o palco-arena do Parque da Cidade, receberá as caixas cênicas do teatro lambe-lambe do GTI, com o espetáculo livre "Pequenas Histórias". O público poderá conferir três pequenas e encantadoras histórias, como a do Circo Lambe-Lambe e seus números de variedades, a do Palhaço Tonico e a cobra Odalisca, entre outros.

SFX

Em São Francisco Xavier, os espetáculos serão apresentados na praça Cônego Manzi, e na comunidade do bairro de Lavras. No dia 9, a partir das 19h, em Lavras, haverá o teatro de sombras SombrÁfrica, com a Cia. Quase Cinema; já no dia 11, às 15h, será a vez do teatro infantil com fantoches "Canoa, Minha Canoa", com a Cia. Cultural Bola de Meia. Na praça Cônego Manzi, às 16h30 de sábado (11), o Grupo Tropa do Vale e o espetáculo "Qualquer semelhança não é mera coincidência" fechará a programação no distrito.

Atividades formativas

Entre os dias 2 e 3 de maio, a partir das 19h30, haverá o seminário "Teatro de animação, ocupação e possibilidades cênicas, com mediação de João Darte. Serão duas mesas de bate-papo com a participação de artistas bonequeiros em diferentes expressões do teatro de animação, para compartilharem suas experiências na criação, circulação e fomento desta modalidade e diversidade de expressões no Vale do Paraíba e Estado de São Paulo.

Restam ainda algumas vagas para as oficinas de Boneco Híbrido, com Daiane Baumgartner (dias 2 e 3, das 13h às 17h, no Marcelo Denny) e Teatro de Sombras, com Ronaldo Robles (dias 7 e 8, das 13h às 15h, no Cine Santana. Vagas: 20 participantes). Todas as atividades são gratuitas e voltadas para maiores de 14 anos.