Bate-papo entre escritoras discute atuação de mulheres na literatura folclórica

O encontro estava previsto para março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas foi cancelado em razão das chuvas


Com a presença das folcloristas Angela Savastano e Lilian Vogel, das escritoras Leila Grassi e Sonia Gabriel e da artista plástica Dagmar Siqueira, o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, dia 13 de abril, um bate-papo sobre a participação da mulher na literatura folclórica. O bate-papo ocorrerá na Sala das Panelas, das 14h às 16h30, e é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Durante todo o mês de março, o museu realizou uma exposição de livros escritos por mulheres e que fazem parte do acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni. Também foi montado um painel com frases de autoras e dicas de leitura nas redes sociais.

A pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, no lançamento do seu livro, ao lado da folclorista Angela Savastano A pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, no lançamento do seu livro, ao lado da folclorista Angela Savastano (Foto : Divulgação)

Coleção

Entre as obras do acervo, 29 fazem parte da Coleção Cadernos de Folclore, produzida e publicada pelo Museu do Folclore desde 1987. Destas, 10 foram escritas exclusivamente por mulheres e outras 4 tiveram participação delas.

Em novembro de 2019, por exemplo, o Museu lançou o 25º volume da coleção - Medicina popular das caatingas do Geopark Araripe Ceará -, de autoria da pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, nascida em Cruzeiro (SP).

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.