Campos do Jordão realiza 15ª Semana Nacional de Museus

São apresentações com o tema "Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus"


A 15ª Semana Nacional de Museus acontece em todo o país entre os dias 15 e 21 de maio, com intuito de celebrar o Dia Internacional de Museus, que acontece no dia 18 de maio. No Estado de São Paulo, a celebração acontece em Campos do Jordão, no Museu Felícia Leirner e no Auditório Claudio Santoro, com uma série de ações dentro do tema "Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus".

As atividades começam nesta terça (16), no Auditório Claudio Santoro, com "Que Música é Essa?". O espetáculo será apresentado em dois horários, às 10h e às 15h. De forma irreverente, a música experimental do maestro Claudio Santoro, será apresentada criando relações com outros compositores. Também será feito uma ponte com os períodos da história. A proposta é evidenciar elementos pouco explorados na música de Santoro e, na maioria das vezes, incompreendidos pelo grande público.

No Museu Felícia Leirner será realizada outra atividade com o tema, uma contextualização das experiências da artista Felícia Leirner com sua produção e da história da arte. São reflexões sobre o lugar da mulher ao longo do século XX com realidades distintas sobre o atual contexto sociocultural em que a mulher está inserida, na ação "Mulheres que Contam Histórias". Este evento será na quarta (17), às 10h e às 15h.

Na quinta-feira (18), também às 10h e às 15h, a partir da série de obras "Cruzes" o visitante terá acesso a diferentes artistas. O rumo será norteado pelo tema guerra ao longo da história, e poderá explorar as variadas formas de tratamento de um mesmo assunto. Às 16h o público participará do Ensaio Aberto com a Banda Spider Pig, que tocará músicas que marcaram época nas vozes de consagrados cantores de samba e músicas de rock nacional e internacional dos anos 80, 90 e 2000.

Já a exposição temporária “Grandes Nomes, Grandes Feitos” foi idealizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Uma visita especial mediada acontecerá na sexta-feira (19), às 10h. E, às 15h será proferida uma palestra sobre inclusão com a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso. São apresentações sobre um bem-sucedido programa “Deficiente Residente”, do Museu do Futebol.


Para fechar a programação, no sábado (21), às 11h, o Domingo Musical do Museu terá o Duo Alvorada. Esther Alves e Franco Galvão mostram seu repertório formado por choros típicos de flauta. São composições dos principais flautistas brasileiros como Patápio Silva, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Toninho Carrilho, entre outros.

*Fonte: SP Notícias