Encerramento da 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza conta com peças e Clube do Choro

As peças vão refletir sobre temas como distúrbios alimentares e trabalho informal


O palco do Teatro Marcelo Denny, em São José dos Campos, será tomado pelos ares da cena contemporânea, nos últimos dias da 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza. Nesta quarta-feira (17), haverá palestra presencial "Os Caminhos da Encenação Contemporânea", com a diretora e pesquisadora teatral Fabiana Monsalu, a partir das 19h30. Já na quinta-feira, o também pesquisador Rodrigo de Moraes Leite comandará a palestra online sobre "A Cena Contemporânea no Brasil", também a partir das 19h30, com link para a sala a partir do perfil do teatro no Instagram.

A programação artística traz grupos convidados da capital paulista e Taubaté. É o caso do Clube do Choro Waldir Azevedo, que fará um show-homenagem ao joseense João Silva, bandolinista, compositor e escrivão aposentado, considerado um artista fundamental para a história do gênero musical no Vale do Paraíba e Brasil. A apresentação, seguida de bate-papo, terá início às 21h desta sexta-feira (19).

O Clube do Choro Waldir Azevedo fundado em 2005, a partir do encontro de gerações entre jovens músicos de formação acadêmica e experientes músicos práticos, surgiu para divulgar a música instrumental brasileira. "Preparamos uma seleção de choros do compositor, que são memórias que contam histórias. Tocaremos também outras músicas de autores que fazem parte de sua biografia para ilustrar sua trajetória dentro da música", antecipa o músico Rogério Guarapiran.

No sábado (20), a partir das 21h, tem a Cia. Teatro Líquido, de São Paulo, com o espetáculo "Devora". A peça retrata a saga de uma mulher que ignora os riscos a saúde dela e parte em busca de um corpo magro, se espremendo para caber em espaços cada vez menores, onde ela encontra outras mulheres acometidas por distúrbios alimentares. "De forma ácida, o texto apresenta os mecanismos de controle reservados aos corpos femininos desde a Idade Média", diz a sinopse da montagem.

No domingo (21), a partir das 20h, o grupo Cria da Graxa: Teatro de Mãos Sujas, de São Paulo, apresenta a peça "Cabo Enrolado", que narra a saga de um jovem periférico que decide virar entregador de aplicativo. "Sobre duas rodas ele tenta conduzir a própria vida diante da tempestade anunciada pelo trabalho na modernidade", diz a sinopse.

A 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza termina na próxima segunda-feira (22), a partir das 19h30, com o Encontro de Produtores de Mostras Independentes do Estado, para troca de experiências e conversas sobre a concepção, montagem e desafios das Mostras Independentes de Teatro do estado.