Mais uma vez, o Museu do Folclore de São José dos Campos se prepara para receber as folias de reis da região para a tradicional Chegada das Bandeiras. O encontro está na 26ª edição e acontecerá no dia 28 (domingo), com a participação de 13 grupos.
A manifestação marcará o encerramento do ciclo de Natal e o fechamento do presépio do Museu do Folclore (aberto no dia 3 de dezembro), que neste ano foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 84 anos, com a ajuda de familiares e amigos.
A atividade é aberta ao público e ocorrerá na área externa do museu, das 9h às 17h. Diferente dos anos anteriores, a missa será realizada às 15h, depois que todas as folias já tiverem visitado o presépio. O padre Robert José Ribeiro, da Paróquia São Sebastião, da Vila Industrial, fará a celebração.
A tradição das folias de reis em São José dos Campos vem de longa data e representa a espontaneidade da manifestação que celebra o nascimento de Jesus e a devoção aos Santos Reis. A Chegada das Bandeiras teve início com a instalação do Museu do Folclore no Parque da Cidade, em 1997. Em 2011, reuniu 18 grupos.