Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebe o Rolê Inclusivo com arte, música e diálogo sobre inclusão

Evento gratuito acontece neste sábado (25), das 14h às 16h30, e apresenta a exposição "Unseen - Arte e Inclusão", com obras de artistas com deficiência e doenças ocultas.


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza neste sábado (25) o Rolê Inclusivo, uma experiência cultural que reúne arte, música, diálogo e inclusão. O evento será realizado das 14h às 16h30, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e contará com uma roda de conversa com a equipe do projeto Unseen - Arte e Inclusão.

Durante a programação, o público poderá visitar a exposição Unseen, que apresenta 20 obras de artistas com deficiência e doenças ocultas, entre eles Amanda Manacero, Lucas Mello, Matheus Henrique e Rosangela Cavalheiro. A tarde contará ainda com a presença do DJ Felipe Ramos, que animará o evento com muita música e energia, garantindo acessibilidade e um ambiente acolhedor para todos os públicos.

Com caráter educativo e inspirador, a iniciativa estimula pessoas com autismo e doenças ocultas a se expressarem e ocuparem novos espaços na sociedade.

"Expor nesses espaços públicos é um marco para os artistas, que finalmente têm visibilidade. O projeto mostra que a arte pode ser terapia, profissão e instrumento de inclusão social", destacou a diretora artística do projeto, Paula Cavalheiro.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, o Rolê Inclusivo reforça o papel das políticas públicas de valorização da diversidade e da visibilidade artística.

"É um convite para refletirmos sobre inclusão e reconhecermos a arte como potência transformadora", afirmou.

O Rolê Inclusivo e a exposição Unseen são realizados com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais (FMAPC).