Seja qual for a fase da vida, a leitura é importante porque essa prática traz ensinamentos e amplia a capacidade de compreensão do mundo ao redor do indivíduo.
Entretanto, especialmente na adolescência, ela tem um papel fundamental na formação e desenvolvimento pessoal dos jovens. Neste contexto, a literatura possui diversos benefícios agregados para quem está nessa fase da vida. Confira quais são essas vantagens na sequência!
Ampliação do vocabulário
O hábito de ler apresenta a oportunidade para o adolescente de conhecer palavras e expressões novas que, quando inseridas em um contexto específico, ficam mais fáceis de serem assimiladas.
Sendo assim, quanto maior é a frequência de leitura, mais rico fica o vocabulário do jovem, inclusive, existem vários livros que favorecem o desenvolvimento da comunicação.
Aperfeiçoamento da escrita
Além da comunicação oral, a leitura melhora a escrita do jovem e faz com que ele absorva técnicas que permitam construir frases coerentes.
Esse diferencial pode ajudar o adolescente, não só nesse estágio da vida, mas é um aprendizado importante e que serve como alicerce para a inserção no mercado de trabalho.
Fortalecimento da criatividade e imaginação
A literatura permite ao leitor ampliar a sua imaginação, fortalecendo assim a criatividade. Neste contexto, quem se habitua a ler terá contato com narrativas variadas, proporcionando ao jovem ter mais instrumentos para pensar fora da caixa e, no futuro, ter condições de desenvolver projetos que demandam originalidade e inovação.
Melhora da atenção e do foco
A leitura constante desenvolve a capacidade de foco do jovem, fazendo com que ele desenvolva a capacidade de executar tarefas que exijam concentração e foco no objetivo.
Além disso, o desenvolvimento dessa característica ajuda o adolescente a compreender narrativas profundas, percebendo detalhes sobre o que foi lido.
Estímulo ao pensamento crítico
Por meio da literatura, os jovens têm conexão com diferentes perspectivas e pontos de vista sobre os mais diversos assuntos.
Esse diferencial ajuda a desenvolver o pensamento crítico, pois a pluralidade de informações os potencializa a serem mais questionadores e avaliar informações de forma crítica e objetiva.
Aumento da empatia
A leitura de histórias diversificadas sobre diferentes culturas e experiências ajudam a trabalhar a empatia, porque permite ao jovem se colocar no lugar do outro, compreendendo as mais diversas situações e realidades.
Esse desenvolvimento pode proporcionar ao jovem se desenvolver e estabelecer relações mais saudáveis com pessoas diferentes, fazendo com que ele consiga ter uma convivência harmônica com vários indivíduos.
Como estimular o jovem a ler mais?
O que não faltam são benefícios para o jovem que lê mais, porém, em meio a essa nova geração, estimular esse hábito nos jovens é um enorme desafio.
De qualquer forma, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas para que os adolescentes desenvolvam o apreço pela leitura. Veja algumas delas!
Estimule o hábito de contar histórias;
Proponha o contato com obras que deram origem a filmes e séries;