Duas escolas municipais de Pindamonhangaba (Professora Yvone Apparecida Arantes Corrêa, no Goiabal, e Professor Félix Adib Miguel, no Lessa) vão receber unidades do projeto Biblioteca Futuro, com acervo de 850 livros que abordam o universo da sustentabilidade, jogos educativos e objetos de pesquisa.
As entregas vão ocorrer na quinta-feira (6), às 10 horas, na 'Yvone Apparecida Arantes Corrêa', e às 14 horas, na 'Félix Adib Miguel' O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e está alinhado à Liga da Reciclagem, movimento idealizado pela Companhia e que propõe uma transformação real no planeta por meio da economia circular.
Tanto a escola Professora Yvone Apparecida Arantes Corrêa, quanto a Escola Professor Félix Adib Miguel, agora contam com o novo espaço lúdico para ampliar o acesso à leitura dos seus 380 estudantes com idades entre quatro e 10 anos. O projeto Biblioteca Futuro convida alunos e educadores a entrarem em contato com temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como reciclagem, energias renováveis e ciclo da água. Com paredes decoradas e informativas, o projeto promove a educação ambiental e científica.
"Ficamos muito gratos com a proposta da Biblioteca Futuro. A todo instante as crianças vinham e perguntavam o que ia ser no local que foi pintado, na expectativa de poder usar o novo espaço. A escola tem somente cinco turmas de Fundamental e duas de Infantil, e o fato de recebermos uma biblioteca com a configuração que nos foi apresentada, deixou os alunos e professores muito felizes", comentou o diretor da 'Yvone Apparecida', Cláudio Aparecido Bueno.
A novidade também empolga a comunidade da 'Félix Adib Miguel'. "A chegada da Biblioteca Futuro nos deixou animados com a possibilidade de termos uma sala linda e acesso a um acervo de qualidade. As professoras estão muito felizes porque poderão oferecer e disponibilizar diversos livros para implementar a leitura das crianças. Os estudantes ficaram empolgados quando souberam da novidade e todos nós fomos envolvidos por um sentimento forte de esperança na educação e gratidão por sermos agraciados com uma sala especial voltada às experiências literárias", celebrou o diretor, Luiz Antônio Rodrigues.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, agradeceu a parceria com a Rede Educare e Novelis, por mais essa iniciativa na área educacional. "Ficamos muito felizes com as Bibliotecas do Futuro. É uma ação que vai beneficiar estudantes e professores das duas unidades e contribuir com a aprendizagem, pesquisas e atividades ligadas a meio ambiente, saúde e sustentabilidade, que são temas muito difundidos e essenciais para a sociedade, para a escola e para o futuro dos alunos e de todo o planeta".
A diretora da Rede Educare, Kátia Rocha, afirmou que o objetivo é "sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões".
Biblioteca Futuro - Assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro tem a proposta de implantar espaços lúdicos de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, jogos pedagógicos e objetos de pesquisa, como lupa, balança, fita métrica e microscópio de brinquedo.
As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca. O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água; Sistema solar.