O Vestibular de Verão 2019 da Universidade de Taubaté (UNITAU) para cursos acontecerá no dia 9 de dezembro de 2018.
Neste ano, a lista de obras literárias obrigatórias foi atualizada. Esse procedimento acontece na Universidade a cada três anos, assim como nos outros grandes vestibulares do país como os da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (Fuvest).
Os livros que compõem a lista desse ano até 2021 são, com exceção dos autores Machado de Assis e Camilo Castelo Branco, do período modernista da literatura. "Por alguns aspectos temáticos e de linguagem, elas são mais próximas do leitor contemporâneo. São obras de qualidade. Não que não tenhamos isso nos séculos 18 e 19, mas são grandes obras e bem aceitas pela crítica", comenta o Prof. Me. Luzimar Goulart, um dos responsáveis pela atualização das obras.
Além disso, entre os autores modernistas há dois que não são brasileiros: Luís Bernardo Honwana, de Moçambique, e Chimamanda Ngozie Adichie, da Nigéria. Esses escritores foram escolhidos por terem bastante visibilidade atualmente e por tratarem de temas humanistas.
Confira a lista de obras literárias obrigatórias para o vestibular:
- Coração, cabeça e estômago (Camilo Castelo Branco) - Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) - Memorial de Aires (Machado de Assis) - Primeiras estórias (João Guimarães Rosa) - Laços de família (Clarice Lispector) - Nós matamos o cão tinhoso (Luís Bernardo Honwana) - Hibisco roxo (Chimamanda Ngozie Adichie) - Poemas negros (Jorge de Lima) - Toda poesia (Paulo Leminski)
As inscrições para o Vestibular de Verão 2019 da UNITAU vão até o dia 30 de novembro. Inscreva-se aqui.