Promovido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o Movimento Inova 2020 ocorre nesta quinta (22) e sexta-feira (23). A segunda edição do evento neste ano será totalmente online e transmitida pelo Centro de Mídias SP. Os alunos têm liberdade para escolherem as atividades que mais lhe interessam.
A programação que é voltada aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA, é um desdobramento do programa Inova Educação implementado neste ano, que compreende os novos componentes curriculares: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.
Nestes dois dias, os alunos terão à disposição atividades ligadas à tecnologia, ciência e robótica que vão permitir uma maior conexão entre professores, alunos e outros integrantes da rede estadual e conectá-los às soluções tecnológicas inovadoras.
Também será uma oportunidade de conhecer, reconhecer e valorizar boas práticas de professores, estudantes de toda a rede estadual de ensino relacionados aos novos componentes.
O Movimento Inova 2020 conta com três categorias: a Feira de Ciências que inclui os desafios matemáticos, a Mostra de Aprendizagem Criativa e Robótica e também o Hackathon que incentiva os estudantes a desenvolverem soluções para problemas e desafios encontrados na rede estadual.
A programação completa está disponível no site do evento.
Feira de Ciências
A já tradicional Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) desde o ano passado está incorporada ao Movimento Inova. A grande final da competição será durante o evento que traz os temas Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os projetos finalistas que já passaram pela seletiva regional (DER) e pela seletiva estadual (Seduc), serão avaliados por professores universitários, empresários e parceiros da
Seduc para a escolha dos vencedores.
Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa
Na Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa, estudantes dos anos finas (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio da rede deverão apresentar projetos de robótica e computação criativa, que tenham sido desenvolvidos dentro das unidades escolares em qualquer área do conhecimento, grupos de estudos, grêmio estudantil, entre outros.
Hackaton
O Hackathon é uma maratona de programação com as 10 melhores ideias trazidas por grupos de estudantes do ensino médio de idade igual ou superior a 15 anos, que tenham criado soluções tecnológicas em diversos formatos, como aplicativos, sistemas, processos ou serviços que sejam otimizados por meio de uma ferramenta tecnológica, para os problemas e desafios da rede estadual de ensino.
Ao final da imersão de dois dias, como nas grandes Hackatons online que acontecem pelo mundo, o grupo que chegar ao melhor resultado será premiado.
Outras atividades
Além dessas três competições o Movimento Inova 2020 também contará com atividades como palestras e oficinas com profissionais da Secretaria de Educação do Estado e da Microsoft, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Palavra Aberta, Grupo Unidos, Prefeitura de São Paulo, RBAC (Núcleo São Paulo), Gamificação Criativa, Google, Boeing Brasil, Instituto Ayrton Senna, Instituto Educadigital, Unesco, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Tríade Educacional.
Confira alguns temas programados:
Desinformação e educação midiática
Importância da Cultura Digital e do Pensamento Computacional nos dias de hoje
Programação desplugada
Como montar uma agência de noticias
Projeto de Vida: Mercado de Trabalho e Tendências de tecnologia
Gamificação e Aprendizagem Criativa
Robótica
Projetos STEAM
Como ser um youtuber
Pensamento Computacional
Women in STEM
Projeto de Vida - as competências digitais no Mundo do Trabalho
Desafio Isso ou Aquilo: De olho no meu desenvolvimento socioemocional
Bora estudar com Minecraft?
Cidadania Digital Design Meeting
Bora criar
Edição 2019
O Movimento Inova surgiu no contexto do Inova Educação, programa da Secretaria da Educação criado com o propósito de atender todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, oferecendo atividades educativas mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada aluno, por meio dos componentes Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.
A iniciativa inédita na rede estadual ocorreu nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019 na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). Passaram pelo evento mais de 4 mil pessoas. Educação midiática, scratch, cultura maker e projeto de vida foram alguns dos assuntos tratados.