A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na última terça-feira (4), a cerimônia de assinatura dos contratos do Programa Bolsa Universitária, iniciativa que auxilia estudantes da cidade no acesso ao ensino superior. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, reunindo bolsistas e autoridades municipais.
Novos bolsistas e exigências do programa
Neste ano de 2025, 27 novos estudantes foram contemplados pelo programa, elevando o número total de bolsistas ativos para 66. No entanto, 10 alunos perderam o benefício por não atenderem aos critérios exigidos, como participação em atividades promovidas pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos ou desempenho acadêmico insuficiente.
A cerimônia contou com a presença da chefe de Gabinete da Prefeitura, Thais Batista do Carmo, que representou o prefeito Ricardo Piorino, além do secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, e do reitor da Unifunvic, Prof. Dr. Luiz Otávio Palhari.
Oportunidade de transformação
O programa oferece bolsas para cursos em 10 instituições de ensino em Pindamonhangaba, Taubaté, Lorena e na modalidade EAD. Entre os cursos contemplados estão psicologia, direito, enfermagem, medicina veterinária, arquitetura, administração, fisioterapia, biomedicina, nutrição, engenharia e fonoaudiologia.
Para o reitor da Unifunvic, a bolsa é uma oportunidade única para os estudantes. "Espero que vocês valorizem essa chance, pois a educação transforma vidas. Aproveitem ao máximo essa oportunidade e desejo muito sucesso a todos", disse.
Já o secretário adjunto de Assistência Social, Danilo Homem de Melo, ressaltou a importância do conhecimento: "Podemos perder muitas coisas ao longo da vida, mas nunca o conhecimento. Esse é um bem que ninguém pode tirar de vocês."
Depoimentos dos contemplados
Durante o evento, alunos beneficiados compartilharam suas experiências e a importância do programa em suas vidas.
Pedro Henrique Antunes, estudante do último ano de Enfermagem, contou que quase precisou trancar a faculdade por dificuldades financeiras. "A bolsa veio no momento certo e me permitiu continuar os estudos. Hoje, me dedico ao máximo para manter o benefício."
Já Amani Faria Alvarenga da Silva, de 19 anos, ingressante no curso de Fonoaudiologia na Unitau, destacou que o programa tornou seu sonho realidade."Eu teria que adiar esse sonho por questões financeiras. Graças ao programa, posso iniciar a faculdade agora e seguir minha vocação."