A iniciativa da empresa híbrida de educação Evoluir, com patrocínio da Novelis, é executada em parceria com a Secretaria de Educação do município e tem como foco promover uma reflexão sobre os conceitos de saúde e educação integral na perspectiva do autocuidado, cuidado com o outro e com o meio ambiente.
Com a situação inesperada de pandemia, ganhou módulos voltados às habilidades emocionais e até mesmo um espaço virtual de acolhimento, a Sala do Cuidado, abrangendo outros fatores do viver saudável. No total, a ação beneficiou 61 professores de 21 instituições e escolas da rede pública, chegando a 1.830 estudantes.
"Vivemos situações muito desafiadoras este ano, tivemos que nos adaptar rapidamente e agregar ao projeto um conteúdo que permitisse aos educadores lidar melhor com todo esse estresse de incertezas, aulas remotas e utilização de novas tecnologias", destaca a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Priscila Col Del Nero. "É com muita satisfação que constatamos que não só conseguimos transmitir a importância da alimentação saudável, de escolhas melhores e de como isso impacta a nossa saúde, mas também foi possível apoiar os profissionais de maneira mais ampla, reforçando a necessidade do autocuidado, para que pudessem se dedicar de maneira efetiva à formação dos estudantes", diz, acrescentando que foram conduzidas 100 horas de curso, divididos em cinco módulos, e com quatro rodas de conversa com especialistas convidados.
Ainda de acordo com a coodenadora Priscila, a Sala do Cuidado foi um diferencial relevante. "Criamos esse espaço virtual semanal, com horário fixo, onde os educadores podiam se conectar, trocar experiências, receber apoio emocional, enfim, desfrutar de um momento que era só deles, uma maneira de aliviar um pouco a pressão do dia a dia", descreve.
Ela também destaca que "as avaliações preenchidas revelaram ainda que 100% dos 49 professores respondentes afirmaram que suas expectativas com o programa foram atendidas, que o curso trouxe contribuições efetivas para sua prática pedagógica, que a comunicação foi eficaz e que incentivariam colegas a participarem também, o que é muito gratificante para nós", conclui.