Alerta! Risco de hepatite com utensílios de manicure

Em 20% desses contágios, a origem remete ao compartilhamento inadequado de equipamentos


A hepatite é uma infecção, quase sempre, silenciosa e sua evolução para estados crônicos pode ter consequências graves, como a cirrose e o câncer de fígado.

Há muitas formas de se adquirir a doença; uma delas é através de dois vírus amplamente disseminados, causadores das hepatites B e C. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde constatou mais de 196 mil casos de hepatite B e mais de 152 mil casos de hepatite C, no mesmo período. Em 20% desses contágios, a origem remete ao compartilhamento inadequado de utensílios de estética, como alicates de unhas, tesouras, dentre outros acessórios de manicure.

Uma pesquisa, em São Paulo, mostrou que 93% desses equipamentos não eram higienizados antes do uso, em estabelecimentos equipados com autoclave ou estufa.

Os vírus das hepatites são altamente resistentes, podendo permanecer em objetos por mais de uma semana. Uma única partícula viral pode contaminar uma pessoa.

Como esterilizar

No caso do compartilhamento de materiais de manicure e pedicure é possível seguir normas para esterilização correta desses utensílios, capazes de evitar o contágio nos salões de beleza. Os instrumentos devem ser lavados com água e detergente, removendo sujidades e diminuindo a quantidade de microrganismos.

Em seguida, devem ser colocados em autoclave ou estufa, respeitando as temperaturas e tempo de processamento. A temperatura na autoclave deve permanecer acima de 121°C por, no mínimo, 30 minutos. Nas estufas, a temperatura deve superar 170°C por, no mínimo, 1h. A interrupção desse processo exige reinício por completo. A esterilização e embalagem imediata dos utensílios têm validade de sete dias.