Câmara de Taubaté adere ao Novembro Azul para alertar homens sobre cuidados com a saúde

Médico cita a necessidade de alertar sobre riscos da obesidade, da hipertensão, do tabagismo e problemas cardiovasculares


A preocupação começa com a detecção precoce do câncer de próstata, que motivou o surgimento da campanha Novembro Azul na Austrália, em 1999. Passados 20 anos, o mês temático é dedicado a lembrar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde como um todo, e a Câmara de Taubaté adere e reforça a divulgação da campanha.

O câncer de próstata chama a atenção porque, considerados todos os órgãos do corpo de um homem, de todos os cânceres que ele pode ter ao longo da vida, 25% são da próstata, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

"Embora o Novembro Azul tenha o foco no rastreamento para detecção precoce do câncer de próstata, a saúde masculina envolve vários outros temas que devem ser tratados, e o Novembro Azul é uma excelente oportunidade para isto", resumiu o urologista Ebserh Roberto Müller, em reportagem no site do Ministério da Saúde.

O médico cita a necessidade de alertar sobre riscos da obesidade, da hipertensão, do tabagismo e outros problemas cardiovasculares, além da importância de hábitos saudáveis, como praticar exercícios regulares e cuidar da alimentação.

O presidente da Câmara, vereador Boanerge (PTB), chamou atenção para a necessidade de se reforçar a campanha e a conscientização dos homens, principalmente diante do cenário de pandemia, que tem resultado na baixa procura por serviços de saúde preventivos.

"É compreensível que, diante do apelo de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, as pessoas estejam indo ao médico somente em casos de extrema necessidade. Mas é preciso cuidar da prevenção. Homens, vamos nos atentar, até para garantir uma boa saúde visando à imunidade neste contexto atual", afirmou o presidente.