Campanha amplia vacina contra HPV para faixa etária de 9 a 19 anos

Imunização passa a ser aplicada em dose única


Após atualização do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) passou a ser aplicada em dose única no Calendário de Vacinação e uma campanha de intensificação da imunização ampliou a faixa etária que pode receber a vacina de 9 até 19 anos.

O objetivo é proteger as crianças e os adolescentes antes da exposição ao HPV, além de intensificar a prevenção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.

O público-alvo da campanha inclui meninas e meninos, sendo o grupo prioritário formado também por pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR).

O novo esquema de imunização em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações, segue recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A imunização contra o vírus HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação, para a faixa etária de 9 a 14 anos, como uma estratégia de saúde pública em março de 2014. No período atual de intensificação da imunização, foi autorizado a vacina também para o público de 15 a 19 anos, que ainda não tenha recebido dose contra o HPV anteriormente.