Cavex esclarece sobre funcionamento do CEMAvEx

No fim de junho, surgiram comentários sobre suposto fechamento do Centro Médico


Na última semana de junho, surgiram comentários sobre o suposto fechamento do Centro de Medicina da Aviação do Exército (CEMAvEx), o AgoraVale entrou em contato com o setor de comunicação do Cavex, RP (5ª Seção), e obteve esclarecimentos do Maj. Jerônymo. Leia abaixo na íntegra.

"O Centro de Medicina da Aviação do Exército (CEMAvEx), desde do início da pandemia no Brasil, conforme orientações da Diretoria de Saúde do Exército, interrompeu alguns dos serviços de ambulatório, marcação de consulta e encaminhamentos médicos, visando à redução da aglomeração de pessoas (militares e seus familiares) para diminuir a exposição à COVID-19.

Com o desencadear da missão e da evolução da pandemia no Brasil, o CEMAvEx iniciou os testes para COVID-19 nos militares de saúde , que naturalmente estão mais expostos por estarem na linha de frente contra o vírus, pois não atendem somente na Aviação do Exército, prestam serviços em outras organizações de saúde da rede privada, o que naturalmente os coloca em situação de maior possibilidade de contato com a doença.

Nesse contexto, na semana passada dois médicos tiveram seus testes positivos para COVID-19 , porém numa fase de não mais transmissão, conforme resultado do teste sorológico. Mesmo assim, foram afastados de seus afazeres para evitar o contato com os demais militares e permanecem em quarentena por 14 dias para a realização de novos testes e o retorno, após a recuperação, às atividades médicas. Os militares e familiares que tiveram contato com eles, mesmo com o uso dos equipamentos de proteção individual foram orientados a procurarem o CEMAvEx em caso de aparecimento dos sintomas da COVID-19.

O CEMAvEx não está fechado e hoje é a referência dos militares da Aviação do Exército e seus familiares em caso de qualquer sintoma da COVID-19, mas está com atendimento não emergencial, consultas, dentistas, fisioterapia limitados temporariamente, e somente os casos de emergência estão sendo atendidos ou encaminhados aos demais prestadores de serviço."


Os testes aos quais o Major se refere em seus esclarecimentos foram realizados antes do dia 22 de junho, data da divulgação dessas informações. E, atualmente, conforme atualização dada pela Ten. Luara, nesta sext-feira (3), os dois médicos "ficaram em isolamento em casa sem sintomas, agora estão curados e retornaram para o trabalho", explicou.