O veganismo não é uma dieta, é um estilo de vida, e a cada dia atrai mais seguidores, seja por motivos de saúde, pelo amor aos animais ou simplesmente por não gostar de comer produtos de origem animal. Muitas pessoas ficam ainda receosas de adotar essa modalidade de lifestyle, alegando que é muito difícil ou que não existe variedade de pratos, e algumas até mesmo alegam que a dieta vegana é composta por comidas "sem graça" e "sem sabor".
Isso é um mito, pois a alimentação vegana, embora tenha uma série de restrições, não é difícil de acompanhar e é surpreendentemente saborosa e diversificada. Pensando nesse aspecto, separamos algumas dicas de como incluir o estilo de alimentação vegana na rotina. Confira:
Comece aos poucos
Lembre-se que a mudança de hábito não precisa ser brusca e acontecer de uma vez; afinal, todo tipo de mudança leva um período de adaptação. É muito comum entrar no estilo de vida vegano adotando um ou dois dias da semana livres de produtos de origem animal; após se acostumar com essa rotina, aumente para três dias, até finalmente completar a semana totalmente vegana; assim, a mudança fica gradual e dá tempo de explorar novas possibilidades de receitas, enquanto se acostuma com o novo estilo.
Converse com seu nutricionista
Como já foi dito, a transição não é algo fácil, tanto no sentido de hábitos quanto no impacto na saúde do corpo, portanto é importante consultar um profissional de nutrição. O nutricionista vai ajudar a guiar a rotina de receitas para abranger todos os nutrientes e as vitaminas necessários para o funcionamento do corpo e evitar que a pessoa planeje receitas que, embora sejam saborosas, possam ser deficientes em alguns complexos de vitaminas, como complexo B, ômega 3, ferro, cálcio e zinco - estas vitaminas são muito presentes em proteínas animais e derivados do leite, porém, com a ajuda de um profissional, é totalmente viável encontrar substitutos veganos que possuem todos esses nutrientes.
Criatividade nas receitas
Na correria do dia a dia, parece ser difícil arrumar tempo para preparar as refeições veganas. Isso também é outro mito, pois existe uma infinidade de receitas que não precisam de horas de execução, tampouco de ingredientes elaborados e difíceis de encontrar.
Um grande aliado da alimentação vegana é a quinoa, que, depois de hidratada, pode ser usada em diversas receitas. Outra maneira inteligente de economizar tempo ao preparar as receitas é utilizar a melhor airfryer do mercado, pois o dispositivo assa os legumes mais rápido que o fogão convencional e tem a vantagem de poder preparar refeições menores para quem vive sozinho ou em casal.
Deixar a criatividade rolar, além de divertido, é um ótimo jeito de descobrir sabores e texturas novos, como, por exemplo, berinjela assada na airfryer com gengibre, especiarias e mostarda. As massas tradicionais dão lugar ao espaguete de pupunha ou cenoura com os mais variados molhos. Para quem prefere pratos quentes, existe o ratatouille, prato francês que leva abobrinha, berinjela, cebola, alho, tomates, pimentões, alecrim, manjericão e todo tempero disponível.