Cuidados com a saúde devem ser redobrados durante o inverno

Baixa temperatura reduz a imunidade do corpo


O inverno traz consigo não só as baixas temperaturas, mas também o aparecimento e piora de doenças respiratórias. Crises de asma e outras doenças pulmonares crônicas, além de rinites e sinusites ficam mais evidentes nessa época do ano. Há também o aumento de infecções respiratórias como resfriados e gripe.

Isso ocorre devido à oscilação climática, o tempo seco baixa a umidade, favorecendo a alta concentração de poluentes no ar. Segundo especialistas, esses poluentes podem irritar as vias respiratórias, permitindo que doenças alérgicas como a rinite, asma e sinusite piorem. As baixas temperaturas também causam redução da produção diária de secreção das vias respiratórias, diminuindo a proteção natural da mucosa e facilitando com que vírus e bactérias agridam as células e tecidos, favorecendo o aparecimento de infecções.

Para evitar, é importante que as pessoas lavem sempre as mãos, evitem mudanças bruscas de temperatura (choque térmico) como sair com os cabelos molhados após banho quente, cubram as extremidades do corpo e o pescoço (luvas, meias e cachecóis), agasalhem adequadamente as crianças e optem por líquidos não gelados.

Como os sintomas causados pela infecção do Covid-19 são iguais a de um resfriado ou gripe, em caso de suspeita, a  recomendação de pneumologistas é que seja realizado o teste do material genético ou antígeno do vírus Covid-19, feitos através de Swab nasal ou cotonete nasal, nos primeiros dias de doença.