O governo estadual confirmou,nesta sexta-feira (23), a criação de seis novos centros de pesquisa científica para testagem e desenvolvimento da CoronaVac, que está em fase final dos estudos clínicos de segurança e eficácia contra o coronavírus.
O objetivo do Governo de São Paulo é ampliar é aumentar o número de profissionais de saúde que atuam como voluntários na pesquisa da CoronaVac. Até agora, 9.039 pessoas participam dos estudos clínicos em sete estados.
Com os novos centros, os estudos clínicos serão ampliados para 13 mil voluntários em 22 locais de pesquisa. Nesta fase final da pesquisa, metade dos participantes recebe a dose da CoronaVac, enquanto os demais são inoculados com placebo.
Eficácia
Para determinar a eficácia da CoronaVac, é preciso que ao menos 61 participantes aplicados com a substância sejam contaminados pelo coronavírus. A partir desta amostragem, haverá a comparação com o total dos que receberam a vacina e, eventualmente, também tenham diagnóstico positivo de COVID-19.
Se o imunizante atingir os índices necessários de eficácia e segurança, poderá ser submetido à avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para registro e posterior uso em campanhas de imunização contra o coronavírus.
A CoronaVac é uma das mais promissoras candidatas a vacina contra o coronavírus e está sendo desenvolvida no Brasil desde julho, em parceria internacional do Instituto Butantan com a biofarmacêutica Sinovac Life Science. O Butantan já tem acordo para transferência de tecnologia e aquisição de 46 milhões de doses do imunizante.
Coronavírus em números
Em todo o Brasil, as confirmações de Covid-19 já atingem 5.323.630. Entre esses casos, 155.900 pessoas já morreram, 4.779.295 estão curados e ainda ha 388.435 pessoas que estão com a doença.
Apenas no estado de São Paulo, o número total de casos é de 1.076.939, com 38.482 mortes entre eles. Entre as cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, São José dos Campos permanece com o maior número de contamindos, com um total de 18.980 e 461 mortes entre eles. Em Taubaté, o numero de casos chega a 7.058, com 151 mortes entre eles. E em Pindamonhangaba já são 2.709 casos, com 50 óbitos entre eles.
No Litoral Norte, Ubatuba já apresentou 1.576 casos, com 39 mortes entre as confirmações. Em São Sebastião, o número de casos chega a 2.037 casos, com 48 mortes entre eles. E na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão confirmou 1.138 casos de Covid-19, com 33 mortes entre eles.