Uma falha na plataforma on-line nacional de agendamento de exames e consultas com especialistas - conhecida como SISREG, de responsabilidade do Ministério da Saúde/Governo Federal, tem gerado dificuldades e lentidão para o agendamento de exames e de consultas em Pindamonhangaba.
A Secretaria Municipal de Saúde já cobrou do Governo Federal a correção dos problemas que têm causado a inoperância parcial do sistema. De acordo com comunicado do Ministério da Saúde, a falha ocorre em virtude de uma nova atualização na plataforma. Com isso, apenas em alguns momentos do dia o sistema tem funcionado corretamente, porém, mesmo assim, apresentado bastante demora - o que tem prejudicado e, em alguns casos, impedido o agendamento com a população.
O Governo Federal ainda informou que "técnicos dos departamentos de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas e de Informática do SUS estão trabalhando para identificar os problemas na operacionalização do sistema o mais breve possível".
A Secretaria de Saúde reitera que os atendimentos com clínicos nas unidades de saúde dos bairros está ocorrendo dentro da normalidade, como a aplicação de vacinas, programas de saúde, atendimento de urgência e emergência no Pronto Socorro e PA de Moreira César, bem como ouros serviços que não dependam do SISREG Nacional.
O município vai continuar cobrando o Governo Federal, via Ministério da Saúde, para que apresente uma solução rápida e eficiente para o caso.