Fiocruz completa 122 anos fabricando vacinas e remédios para todo o Brasil

Instituição nasceu em 1900 idealizada pelo cientista Oswaldo Cruz


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) celebra, nesta quarta-feira (25), 122 anos. A experiência de mais de 100 anos na produção de vacinas foi fundamental para a Fiocruz conseguir distribuir, em menos de dez meses, mais de 160 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca contra a covid-19 ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal. 

No início do ano de 1900, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava uma epidemia de febre amarela e peste bubônica. Para conter o avanço destas doenças, há exatos 122 anos, em 25 de maio daquele ano, o governo inaugurou o Instituto Soroterápico Federal. Começava ali a história da Fiocruz.

Para 2022, a previsão é que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) produza mais de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O Bio-Manguinhos é a unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional.

A Fiocruz também avalia a eficiência dos imunizantes. Uma pesquisa está analisando os efeitos da Astrazeneca em cerca de 6,5 mil moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O pesquisador da Fiocruz Fernando Bozza diz que eles vão ser acompanhados durante dois anos. "O objetivo é estudar a necessidade da aplicação de novas doses ou possíveis mudanças na fórmula original. Isto vai ser possível com este monitoramento que vai avaliar a produção de anticorpos na população e o nível de eficácia da vacina", conta Bozza.

Ao longo do tempo, a fundação cresceu e se expandiu. Hoje ela está presente nas cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal, e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países e com organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, cerca de 5 mil pessoas trabalham na Fiocruz.

 

Fonte: Agência Brasil.