O Hospital de Campanha para pacientes testados positivo para Covid-19, instalado na unidade de atendimento (UPA) do bairro Cidade Nova, deu alta na última semana para o primeiro paciente curado. A emoção na saída de Piragibe Sigólio Santos (50), morador do bairro Terra dos Ipês, foi marcante para toda a equipe médica que atendeu o paciente.
Apesar de não fazer parte do grupo de risco e tomar os cuidados, Piragibe apresentou sintomas como cansaço, falta de ar, tosse seca, febre, perda do paladar e do olfato e também dores no peito. Buscou os primeiros socorros no Pronto Atendimento 24 horas - SUS - e foi encaminhado para o hospital de campanha na unidade do Cidade Nova, onde ficou internado por três dias, recebendo todos os medicamentos e uso de oxigênio.
Isolado em casa, o paciente ressalta a importância de as pessoas seguirem as recomendações e evitar qualquer contato com o próximo. "Somente quem passa por uma situação como essa entende a gravidade do contágio. O negócio é sério. Tem muita gente levando na brincadeira, não respeitando as normas da saúde e os decretos, saindo de casa sem nenhuma necessidade", enfatizou.
Piragibe espera que todos tenham a consciência da prevenção e principalmente que utilizem as máscaras corretamente. "Eu tive muita sorte de hoje estar aqui testemunhando para vocês e para toda a população de Pinda o que passei com o Covid-19. Graças ao meu Deus eu estou livre".
Para a coordenadora da unidade do Cidade Nova, Roberta de Abreu Faria, o trabalho da equipe de saúde vem dando todo o suporte para o tratamento correto dos pacientes testados positivo para o coronavírus. Até a última quinta-feira (2), a unidade contava com a internação de cinco pacientes em leitos intermediários.
Apoio religioso
Apesar da vitória, trabalhar na linha de frente do enfrentamento à pandemia do coronavírus não é uma missão fácil. Pressão, medo do contágio e alteração no estado psicológico são grandes barreiras que os profissionais da saúde vêm enfrentando.
Para aliviar esse desafio, enfermeiros, auxiliares, médicos e funcionários da administração do Pronto-Socorro Municipal de Pindamonhangaba vêm recebendo diariamente a presença de pastores, padres, frei e outros religiosos que levam uma palavra de coragem e fé e abençoam esses profissionais.
"Hoje trouxemos aqui a passagem bíblica do bom samaritano em que Jesus mostra a compaixão e o amor que devemos ter com o próximo. Esses profissionais são hoje o nosso bom samaritano, que demonstram grande dedicação e amor ao próximo para salvar vidas", afirmou o Frei Acácio, religioso do Lar São Judas Tadeu, que esteve no local na noite da última quarta-feira (1º).
O momento de oração acontece no pátio externo da unidade, durante a troca de turno dos colaboradores.