Instituto do Câncer Brasil lança alerta sobre diagnóstico precoce do Câncer de Ovário em mulheres.

O Instituto do Câncer Brasil destaca a relevância do diagnóstico precoce por meio de testes genéticos diante dos alarmantes índices de incidência e mortalidade do Câncer de Ovário.


No dia 8 de maio é comemorado o Dia Mundial do Câncer de Ovário, considerado o câncer ginecológico mais grave. Raramente apresenta sintomas, dificultando seu diagnóstico e tratamento e aumentando a mortalidade em até 70% entre as mulheres acometidas.

Outro fator que dificulta o diagnóstico é a mutação genética, ou seja, qual biomarcador está presente no organismo que pode indicar a presença de um tumor. Para o câncer de ovário, a proteína CA-125 é o biomarcador detectado no sangue usado para avaliação. Além desse exame de sangue, também são avaliados o histórico médico da paciente, o exame físico e a ultrassonografia transvaginal.

"Estudos indicam que a genética é fator de risco predominante para o desenvolvimento do câncer de ovário e contam com avanços em seu mapeamento", explica Dr. José Márcio Figueredo, oncologista clínico e diretor geral do ICB. "Pacientes com histórico familiar de câncer de ovário e mama têm maior probabilidade de desenvolver neoplasias", acrescenta o especialista.

Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de ovário incluem idade avançada (a maioria das pacientes com essa neoplasia está na menopausa), nuliparidade (não ter filhos), sobrepeso ou obesidade e não uso de anticoncepcionais orais.

O Instituto do Câncer Brasil (ICB) visa democratizar o acesso à assistência e tratamento oncológico de qualidade em todo o Brasil e, em consonância com o cronograma proposto pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), alerta a população feminina sobre o risco do câncer de ovário.


Exame onco-genético

Considerando a inexistência de um teste rápido de detecção precoce do câncer de ovário e a informação de que fatores genéticos influenciam na origem do tumor, o ICB disponibiliza testes genéticos e exames de controle oncológico.

O teste genético é realizado com uma amostra coletada do paciente (sangue ou saliva) para identificar a possibilidade de mutação genética hereditária. Mutações em genes, como BRCA1 e BRCA2, estão relacionadas a um alto risco de câncer de mama e ovário.

"O que a maioria dos estudos indica é que 5 a 10% dos cânceres são causados ??por alterações genéticas hereditárias", relata o Dr. Luis Eduardo Zucca, diretor de pesquisa clínica do ICB.

Embora o teste não garanta o diagnóstico, ele aumenta a conscientização do médico e do paciente sobre o risco de formação de câncer, permitindo um diagnóstico mais precoce e, consequentemente, um tratamento mais eficaz.