O Ministério da Saúde informou neste domingo, dia 03, que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país.
São Paulo lidera o ranking de casos com 52 pacientes confirmados, seguido pelo Rio de Janeiro que já diagnosticou 16 pessoas com a doença. Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão empatados com 2 casos cada, enquanto o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte registraram apenas um caso da doença.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos. O microrganismo foi coletado de um paciente do Rio de Janeiro e serviu para identificar a linhagem que circula atualmente.
Segundo nota à imprensa, divulgada pela Agência Brasil, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo).
De acordo com o documento, a técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto - que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA).