Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Minas Gerais constatou que a vitamina B12 regula processos inflamatórios que, durante a infecção pela covid-19, encontram-se desregulados e geram o agravamento da doença.
A pesquisa comparou amostras de sangue de pacientes hospitalizados com as formas grave e moderada da doença com amostras de sangue de pessoas saudáveis (voluntários sem covid-19). Ela analisou a expressão de todos os genes pelas células de defesa (leucócitos) em cada um dos grupos.
As análises mostraram que os pacientes com covid-19 tinham expressão alterada de muitos genes, embora estivessem em tratamento com corticoides há cerca de 11 dias.
A partir da introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação.
Todos os dados gerados pela pesquisa foram publicados em um artigo, em formato ainda em preprint, enquanto o processo de revisão de pares - que antecede a publicação da versão definitiva - é aguardado.