Porque é importante trocar o filtro de ar-condicionado do carro

Manutenção da peça é importante para a saúde do motorista e seus passageiros


O ar que respiramos tem um impacto direto em nossa saúde. Quando passamos muito tempo dentro do carro, precisamos tomar bastante cuidado com a manutenção e limpeza dele, sobretudo do filtro do ar-condicionado. Ele é responsável por impedir a circulação de sujeira dentro do veículo, entretanto é preciso ser inspecionado regularmente para evitar problemas futuros. O acúmulo de impurezas pode danificar e atrapalhar o funcionamento do ar-condicionado, além de poder desencadear problemas de saúde como alergias, espirros e outras doenças respiratórias crônicas.

O ar-condicionado no carro já foi um item exclusivo para os modelos mais caros. Nos dias de hoje, ele está presente nos mais diversos tipos e marcas, tornando-se bastante incomum encontrar um veículo sem esse artigo. Como o Brasil é um país muito quente, o ar-condicionado é uma funcionalidade indispensável na primavera e no verão, estações em que as temperaturas são mais altas.

Para poder usufruir de uma boa refrigeração, é importante realizar a manutenção frequente do ar-condicionado. O filtro do ar-condicionado, ou filtro de cabine, como também pode ser chamado, precisa ser trocado ou higienizado periodicamente para evitar o acúmulo de impurezas e não se tornar um foco de proliferação de fungos e bactérias que podem comprometer a saúde do motorista e seus passageiros.

A frequência com que essa troca será realizada depende de como o automóvel é utilizado. Caso o motorista utilize o veículo com frequência em rodovias, o período entre uma manutenção ou outra deverá ser menor por razão do contato mais intenso com a fumaça de escapamentos e do uso mais intenso. O mesmo ocorre com aqueles que utilizam o automóvel em zonas rurais, que possui um contato maior com sujeira e poeira. No caso de apenas circular dentro das cidades, o tempo entre uma manutenção e outra pode ser maior. Nos casos de maior contato com impurezas, recomenda-se a limpeza ou troca a cada 6 meses, enquanto nos outros, a manutenção deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

O mais recomendável é fazer a manutenção do filtro em assistências especializadas em ar-condicionado automotivo. Com visitas regulares ao técnico, o filtro permanecerá em boas condições de uso e sua manutenção será muito mais barata. Entretanto, o procedimento também pode ser realizado em casa, consultando o manual da fabricante para encontrar as orientações necessárias, como o local onde o filtro está localizado, como retirá-lo e como instalá-lo novamente.

Além disso, é preciso prestar atenção às informações do modelo do filtro de cabine. Normalmente as embalagens contam com detalhes de quais modelos de carro são compatíveis. Assim, você terá a certeza de que ele será instalado corretamente para desempenhar sua função, não deixando brechas para a passagem de impurezas. Recomenda-se o uso de filtros que possuem carvão ativado, importante para eliminar odores, e propriedades antifúngicas e bactericidas, para impedir a proliferação de microorganismos.

Outra coisa a se levar em consideração é que alguns carros saem de fábrica com o ar-condicionado instalado, mas sem o filtro de cabine, portanto, é imprescindível buscar os dados no manual ou consultar o fabricante se é o caso do veículo que possui. Entretanto, alguns tipos de serviços trazem mais praticidade, como o carro por assinatura, que já garantem a manutenção preventiva do automóvel.