A onda de calor assolou o Brasil nos últimos tempos, e, com as altas temperaturas, é hora de se proteger. Há quem pense que a proteção solar é irrelevante, ou que deve ser feita somente nos dias de praia e piscina. Na verdade, a proteção solar diariamente traz mais benefícios do que se pensa.
O protetor solar, principalmente o facial, deve se tornar um hábito diário. Além de evitar o surgimento de rugas, ele age como prevenção ao câncer de pele. Para uma pele jovem, ele é o item indispensável na rotina. Muitos deles possuem ativos dermatológicos que previnem manchas, deixando a pele firme e saudável.
Quantas vezes ao dia usar
Independentemente do tipo de exposição, o protetor solar facial precisa ser reaplicado após algumas horas. A primeira aplicação pela manhã é vital, podendo ser reforçada a cada três ou quatro horas. Porém, se a exposição for direta e intensa, o ideal é a cada duas horas.
Além disso, é importante se atentar ao mergulho. É importante passar o protetor antes e após entrar em contato com a água, seja salgada ou doce.
Escolhendo o protetor certo
Para cada tipo de pele, há o filtro solar adequado. Seja com cor ou sem, com filtros mais altos ou mais baixos, fluidos ou cremosos, o protetor solar facial ideal estará pronto para prevenir e cuidar da pele.
Há, por exemplo, os filtros indicados para peles mais oleosas, com toque seco, ou mais hidratantes, como o protetor solar La Roche, que contém vitamina E em sua composição, que previne contra radicais livres e auxilia a pele a se regenerar. Há ainda diversas opções de tons para cada cor de pele, os modelos anti oleosidade e uma infinidade de produtos.
O médico dermatologista pode ajudar a descobrir o tipo de pele e o filtro solar facial adequado para cada caso.
Utilizando da maneira correta
É importante saber a quantidade certa, sem exagerar ou pecar pela falta. Uma colher de chá para o rosto, por exemplo, é o ideal. O necessário é passar o protetor cobrindo a pele e sem deixar cantos com excesso de produto. Além disso, é bom passar 30 minutos antes da exposição intensa.
Não é recomendado dormir com filtro solar no rosto e no corpo. Sendo uma linha recomendada para o uso diário, principalmente na parte da manhã, o uso noturno constante pode obstruir os poros.
Mesmo estando em ambientes fechados, passar o protetor solar pela manhã e reforçar seu uso se faz necessário. Além de deixar a pele uniforme, protege contra a luz visível que causa manchas e outros danos.
Mais cuidados
Outro ponto a se destacar é a exposição solar em crianças. Até os seis meses, não é permitido às crianças ficarem expostas à radiação solar, é necessário proteger com sombrinhas, panos, chapéus e roupas. Após os sete meses, as crianças podem usar protetor solar adequado à sua pele e idade.
Mesmo quando adultos, se proteger com itens de proteção ultravioleta é aconselhado para garantir a saúde da pele e prevenir contra o câncer, seja no inverno ou no verão.