Psiquiatra explica o que é a Síndrome de Burnout

Esgotamento profissional afeta milhares de pessoas ao redor do mundo


O mundo está cada dia mais tecnológico e acelerado. Com isso, a competitividade no mercado de trabalho tende a aumentar, bem como a síndrome de Burnout, ou esgotamento profissional, condição que vêm afetando milhares de pessoas em todo o globo, prejudicando a saúde e qualidade de vida de quem sofre com essa doença.
 
Existe uma série de sintomas físicos e mentais que a pessoa pode manifestar quando está com esgotamento profissional. Segundo o psiquiatra do Hapvida NotreDame Intermédica, Glaydson Diego Negreiros de Matos, os profissionais mais afetados pelo Burnout são os da área da saúde, principalmente médicos e enfermeiros, seguidos por jornalistas, advogados, professores, psicólogos, policiais, bombeiros e agentes penitenciários.
 
As principais consequências para os profissionais que desenvolvem a doença são exaustão emocional, estresse, esgotamento profissional e deficiência do sono. O especialista alerta para os 12 estágios da síndrome:
 
1. Compulsão em demonstrar seu próprio valor - é aquela necessidade de mostrar que você sabe fazer o que está fazendo, e com excelência.
2. Incapacidade de se desligar do trabalho - checar e-mails e mensagens antes de dormir, trabalhar finais de semana (sem que seja pedido pela chefia) etc.
3. Negação das próprias necessidades - quando sono, alimentação, lazer tornam-se secundários, em nome de um bem maior.
4. Fuga de conflitos - evitar enfrentar a situação. É quando os primeiros sintomas físicos podem surgir.
5. Reinterpretação de valores pessoais - família, descanso e hobbies passam a ser vistos como coisas sem importância.
6. Negação de problemas - a pessoa se torna intolerante, enxerga os colegas de trabalho como preguiçosos, incompetentes, indisciplinados e pode haver aumento da agressividade.
7. Distanciamento da vida social - a vida social passa a ser restrita ou, até mesmo, inexistente, e o trabalho é feito de maneira automática.
8. Mudanças estranhas de comportamento - a pessoa torna-se muito diferente do que costumava ser. As alterações são notórias tanto para a família como para os amigos.
9. Despersonalização - não é possível enxergar o próprio valor nem necessidades, bem como das pessoas ao redor.
10. Vazio interno - para amenizar o desconforto, muitos recorrem às drogas, álcool ou compulsão alimentar.
11. Depressão - o futuro parece incerto, perde o sentido. É comum o sentimento de estar perdido, cheio de incertezas.
12. Síndrome de Burnout (ou esgotamento) - há um colapso mental e físico, assim como pensamentos suicidas. Quem chegou até aqui, precisa de ajuda médica imediata.
 
Não é nada simples identificar a Síndrome de Burnout, por isso é importante procurar o diagnóstico de um profissional de saúde mental que, quanto antes detectar o problema, mais cedo conseguirá iniciar o tratamento correto, evitando o agravamento da doença e suas consequências.
 
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). Normalmente esse tratamento surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso.
 
"A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença. Após diagnóstico médico, é recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas, como amigos, familiares, cônjuges etc. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilo de vida devem ser tomadas", adverte o psiquiatra.
 
As consequências desse esgotamento que afeta tantos profissionais podem ser destrutivas para a pessoa e para a empresa, pois, além dos problemas crônicos como depressão e ansiedade que podem causar pensamentos suicidas, a companhia terá que lidar com a redução na produtividade daquele profissional e, talvez, uma maior rotatividade de colaboradores, afetando o clima organizacional do lugar.

A síndrome de Burnout é um problema sério que requer atenção dos empregados e empregadores. É importante identificar e fazer o tratamento corretamente, pois existe cura, entretanto é fundamental buscar ajuda profissional.